sábado, 28 de fevereiro de 2009

Não empreste o seu

A Felicidade Paradoxal - Ensaio sobre a Sociedade de Hiperconsumo, de Gilles Lipovetsky, é daqueles livros sensacionais, em que a gente faz anotações do início ao fim.
O autor aborda as exigências e dilemas da vida contemporânea e como eles estão articulados com a sociedade de consumo. Leitura altamente recomendada para quem curte o tema.

Confessions Of a Shopaholic

O filme “Confessions of a Shopaholic”, baseado no livro "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom" deve entrar em cartaz em breve.
A história da mocinha mega consumista que se endivida para comprar tudo que é “must have” (você conhece expressão mais ridícula que esta?) me soa um pouco previsível, mas ainda assim, pretendo assistir. Isto porque desejo, fetiche e valor são temas interessantes que naturalmente, devem ser abordados no filme.
A gente volta ao tema e bate uma bola depois.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O carro mais barato do mundo

Deu na Folha Online. O grupo indiano Tata Motors lançará oficialmente em 23 de março, o carro mais barato do mundo, o Nano, que começará a ser vendido por distribuidores autorizados a partir de 23 de abril, anunciou nesta quinta-feira um porta-voz do grupo.
Batizado como "o carro do povo", o Nano, será vendido a US$ 2.000 na Índia.
Sua versão mais básica não tem ar-condicionado, nem vidros automáticos ou direção hidráulica. Ainda não há previsão de venda em outros lugares do mundo.

Garotas de 30 e poucos

Foto site Melissa


A apropriação de um estilo de vida e estética jovens por pessoas de idade madura é uma realidade que Dario Caldas, sociólogo e diretor do Observatório de Sinais, chama de juvenismo sociocultural.
A moda, ainda que através de movimentos de curto prazo, às vezes embarca nessa onda de infantilização do consumidor e um bom exemplo é a marca Melissa, que em seu blog afirma:
"A cada coleção, Melissa explora o mundo encantado dos personagens de desenhos, mostrando cada vez mais o seu lado divertido... "
Nessa levada, podemos citar o modelo Mágico de Oz, que a marca lança em homenagem aos famosos sapatos vermelhos de Dorothy. Gostos à parte, vale pensar o que as meninas e principalmente as moçoilas buscam adquirindo este modelo da sandalinha de plástico.
Conforto apenas? I don`t think so.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A diária inclui emoção?

Foto by http://www.casaturquesa.com.br/




Naturalmente, o ramo de hotelaria é um dos que mais apostam no consumo de experiências.
Tanto nos grandes resorts como naqueles pequenos hotéis super charmosos, o que vale é proporcionar momentos únicos aos hóspedes, que buscam sensações como conforto, segurança, bem-estar, prazer e alegria e estão dispostos a pagar por isso - bem dispostos.
O turismo, mais do que nunca, é hedonista.

Porque eu mereço



Não sou nenhuma aficionada por tecnologia mas confesso que pirei quando vi o Mini Notebook HP 2133. Detalhe: a tela tem apenas 8.9 polegadas. É fofo demais.
Vale conferir as especificações técnicas.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Só na marmitex




Notinha da Época Negócios. Tendo em vista a crise, os espanhóis, que gastavam anualmente 1.575 euros em refeições, estão deixando de comer fora e aderindo à marmita. Resultado: o consumo de tupperware cresceu 16% em 2008.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Qual seu número?

A Osklen possui sua online store. Ponto para comodidade.
Mas acho que ainda é um desafio emplacar a venda de roupas pela internet, já que no Brasil, a indústria vestuária peca pela falta de padronagem na numeração.

Design Trends Forecasts

O nome é besta, mas a ementa é bem bacana.

MÓDULO 1 - AS TENDÊNCIAS, O PROCESSO DE DESIGN E AS CADEIAS PRODUTIVAS


Contextualização das tendências no processo de design de diversos produtos; as relações entre tendência, ciclos de desenvolvimento de produto e lançamentos; o papel das tendências na definição do produto; as etapas e os componentes de um projeto.


MÓDULO 2 - FONTES DE PESQUISA: a identificação de tendências

A evolução da pesquisa de tendências e seu reflexo na moda e no design; as diferentes fontes e métodos de pesquisa; o "observatório de sinais" como metodologia: princípios gerais; genealogia de uma macrotendência, desde sua identificação, interpretação e evolução; cases de aplicação estratégica das tendências; o mercado de informação de moda no Brasil e no mundo; tendências de fundo; a descentralização dos pólos de moda; observação das "ruas"; trend forecasters: estudo de casos.


MÓDULO 3 - TEMAS, CONCEITOS E CÓDIGOS VISUAIS

A construção do conceito norteador e seus desdobramentos; a importância da textualização, verbal e imagética, na comunicação do conceito; a interpretação das tendências e a construção de um mood board; pesquisa de materiais e formas; transformação do intangível em tangível.


O curso começa em abril, na PUC – Rio.
Matrículas até 26 de março de 2009.
Central de Atendimento - 0800 970 9556