domingo, 23 de agosto de 2009

Fiat Mio

Fiat Mio é um puta projeto, que consiste na criação de um carro a partir de ideias dos usuários. Design, ergonomia, segurança: você pode dar pitaco no que quiser. O resultado será o Fiat Concept Car III, que será apresentado no Salão Internacional do Automóvel, em 2010. É a marca dando um poder valioso ao consumidor, reconhecendo a extrema importância de sua opinião e demonstrando assim, estar atenta à nova dinâmica destas relações.

sábado, 22 de agosto de 2009

As aparências enganam

Fancy Fast Food

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim. É claro que você pensou num Big Mac. Mas saiba que com estes mesmos ingredientes, seria possível criar pratos como o da foto. Essa é a proposta do Fancy Fast Food, que mostra receitas, aparentemente sofisticadas, a partir de itens como hambúrguer, ketchup e batatinha frita. As calorias continuam lá. O que muda é a apresentação. Uma maneira divertida de mostrar como imagem e atribuição de valor caminham sempre juntas. E fato: essa ideia pauta nosso consumo o tempo inteiro.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vendas pela internet crescem 27% este ano

E as comprinhas online seguem de vento em popa. Olha só os números:

- as vendas pela internet movimentaram R$ 4,8 bilhões entre janeiro e junho de 2009.

- o número de internautas que fez a primeira compra na rede cresceu para 15,2 milhões, o que equivale a uma alta de 32%.

- o valor médio das compras subiu para R$ 323,00 – 5% a mais do que em 2008.


Não vai ter jeito. As lojas físicas vão ter que investir pesado numa experiência de compra que supere a conveniência do comércio online.

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domingo, 16 de agosto de 2009

Inovação e Consumo

Notinha de hoje no caderno Boa Chance, do Jornal O Globo.
Estão abertas as inscrições para o 4º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo, que será realizado pelo Senai Cetiqt nos dias 1º e 2 de setembro, no Copacabana Palace. Em debate, o perfil do consumidor moderno. Mais informações aqui.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Risqué - edição especial outono-inverno 2009


Quanto às cores, nenhuma novidade – apenas diferentes tonalidades de vermelho. A grande sacada desta edição especial da Risqué foi o nome dado a cada esmalte. Fazendo alusão aos sete pecados capitais, o batismo foi pra lá de espirituoso. Resultado: simpatia e maior envolvimento com a marca. Dá uma olhada:

Doce Orgulho: Cereja Madura
Inveja Boa: Rosa forte avermelhado
Possessão Rosa: Vermelho com toque rosado
Preguicinha: Vermelho Vivo
Pura Luxúria: Vermelho Amora
Santa Gula: Vermelho Clássico
Toque de Ira: Vermelho Chinês

Eu, particularmente, acho que Preguicinha tem tudo pra ser a cor mais bonita. RÁ

domingo, 9 de agosto de 2009

O que você está lendo?

A Lógica do Consumo - Verdades e mentiras sobre por que compramos, do Martin Lindstrom. O livro é ótimo, com a vantagem de ter capítulos independentes, ou seja, você pode lê-los na ordem que quiser. Até agora, o capítulo mais interessante foi o que abordou a questão dos sentidos e como eles interferem em nossas experiências de consumo e decisões de compra.
O autor diz que o som de um frasco de Pringles ao ser aberto é altamente manipulado para que o produto seja associado à noção de frescor. Genial, né?

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bichano quase humano

Lia sobre as otimistas previsões para o mercado pet, quando me deparei com o nome desta empresa. Visitando o site, senti um misto de pena e vergonha. Depois, percebi que era apenas uma oportunidade, explorada com péssimo gosto, para um público muito bem definido: pessoas esdrúxulas que querem fazer de seus animais seus retratos.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Crise empurra homens para terapia e mulheres, para as compras

Deu na Reuters Brasil. Sem querer levantar bandeira, a matéria está repleta de frases feitas e quase tolas. Abaixo, trechinhos dos piores momentos.

“O desejo de usar uma bolsa diferente em cada ocasião...”

“...mulheres tomam medidas para se animarem, gastando...”

“Eles simplesmente não têm condições de pensar em comprar mercadorias luxuosas e preferem ir a um terapeuta.”

E aí, o texto é tendencioso, previsível ou apenas estereotipado?

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

All About We Are What We Do

Algumas simples ações que podem resultar em mudanças positivas.
Sim, o vídeo também fala de sustentabilidade, mas sem aquele apelo didático chato à la TVE. Infelizmente, só está disponível sem legendas.



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domingo, 2 de agosto de 2009

The Uniform Project

Há dois dias que eu só ouço falar de Sheena Matheiken – a moça que resolveu usar durante um ano, apenas um pretinho básico (são sete vestidos, um para cada dia da semana), a fim de promover um diálogo entre moda e sustentabilidade.

No site do projeto, ela posta diariamente fotos de seus looks e ainda arrecada fundos para uma instituição na Índia. Ducaralho:
a donzela uniu moda sustentável com caridade, e claro, toda vaidade do mundo. E é justamente aí que está o grande perigo, afinal, ouve-se falar muito de Sheena Matheiken, mas pouco do que ela mesma propõe. Ou seja, Matheiken ganha visibilidade, não necessariamente, seu tema. Ela adquire espaço, enquanto a discussão que pensou promover, esta, definitivamente, não decola.

Torço para que as publicações de moda que abordarem o The Uniform Project, o façam tendo em mente a real proposta do projeto e aprofundem a ideia. Do contrário, correm o risco de cair na tentação fácil de apenas explorar o acessório must have com que Sheena apareceu.