quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Série Brasil Sustentável

A Ernst & Young, em parceria com a FGV, lança a série Brasil Sustentável, um projeto que reúne dados inéditos e projeções para a economia brasileira, apontando cenários até o ano 2030.

Crescimento Econômico e Potencial de Consumo é a publicação que interessa pra gente aqui. Além das estimativas numéricas, o material propõe uma análise da futura configuração das classes de renda e seus respectivos padrões de consumo. Eu tomei conhecimento da pesquisa através do twitter da HSM.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Culture Label

E que tal comprar online aquelas lembracinhas bacanérrimas que a gente encontra nas lojas de museus e galerias mundo afora? Coisa fina, né? Dica do WGSN, no twitter.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ficção científica, que nada

E pensar que enquanto uns vibram com a possibilidade de um trem-bala ligando Rio e São Paulo, tem gente aguardando ansiosa a conclusão do aeroporto espacial Spaceport America, no deserto do Novo México. O terminal 1 deve ser inaugurado em dezembro do ano que vem e as viagens ficarão a cargo da Virgin Galactic. O preço? 200 mil dólares.

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Eu fico aqui me perguntando: qual seria, na Terra, o próximo destino de uma pessoa que já foi pro espaço? A única certeza é que o turismo de alto luxo terá que se reinventar.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Zara vai investir no comércio online


A espanhola Zara, ícone do fast fashion, resolveu investir no comércio online. A ideia é começar por alguns países da Europa para, posteriormente, estender a comodidade aos demais mercados. Sem previsão de implantação no Brasil, a falta de padronização do vestuário no país pode ser um entrave.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dissimulado e cheio de vontades

Exigente e infiel, ele hoje quer tudo a seu gosto, e mais, com a sua cara – tudo customizado. E claro, tem que haver emoção por trás. Tem que ter cheiro, cor, despertar sensações, evocar sentimentos, senão, nada feito. Ele pede agilidade, praticidade, funcionalidade, conveniência - tudo ao mesmo tempo agora, mas de um jeito simples. Você entrega? Ah, e por favor, faça isso de forma transparente e ética, que ele agradece lá no Twitter. Ele descobriu que vem sendo o centro das atenções, mas ainda assim, sua autoestima é baixíssima. Cobre-se de marcas da cabeça aos pés, buscando ser o que idealiza, tentando aplacar o que jamais confessará nas pesquisas. Dissimulado e cheio de vontades, coitado. Alguém avisa ao consumidor que ele se tornou um mala?

Brasileiro ainda lê pouco


Não tenho acompanhado o que anda rolando na Bienal Internacional do Livro aqui no Rio este ano, mas uma estatística comentada pelo Luiz Alberto Marinho, chamou minha atenção.
Diz que apenas 7,5% das famílias brasileiras costumam comprar livros não-didáticos, segundo a pesquisa "Livro no Orçamento Familiar", realizada com base em estudo do IBGE e divulgada semana passada. Dos cerca de R$ 5,5 bilhões gastos com leitura por ano no país, mais da metade é para a compra de jornais e revistas, 10% vão para os livros não-didáticos e outros 10% para fotocópias. Marinho explica que estes dados referem-se à pesquisa de orçamento familiar realizada entre 2002 e 2003 e que de lá pra cá, houve um incremento na renda dos brasileiros. Tomara que o índice de leitura tenha também avançado.

domingo, 13 de setembro de 2009

Desvendando a cultura jovem


A MTV apresenta aqui um panorama bem rico do consumidor jovem (termo bastante relativo). Arte, comportamento, marcas, cultura e games são alguns dos temas abordados, que vão apontar os movimentos, interesses e as tendências no universo dessa galera.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pesquisa Cetelem

A Cetelem, em parceria com o Ipsos Public Affairs, divulgou em seu site o relatório O Observador 2009, um amplo estudo realizado sobre consumo, varejo e crédito no Brasil. Os dados também foram apresentados no 2º Painel de Tendências, promovido pelo jornal O Globo. O evento, dentre outros pontos, abordou a consolidação da classe C no país e o aumento da renda média familiar em todas as classes, no ano passado. A pesquisa completa você pode baixar aqui.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sociologia do Consumo

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Sociologia do Consumo, coordenado pelo professor Ricardo Freitas, da Faculdade de Comunicação da UERJ. O curso acontece de 27 de setembro a 6 de dezembro, das 9h às 12h30. As inscrições vão até o dia 25 de setembro. Mais informações: 2587-7568 ou 2587-7875. Você também pode entrar em contato por email: soc.consumouerj@gmail.com

Dá uma olhada na ementa:


  • Conceitos de Sociologia do Consumo
  • Espaços Contemporâneos de Consumo
  • Relações com Consumidores
  • Consumo e Cidadania
  • Consumo e Comunidade
  • O Mercado de Cultura e o Consumo
  • O Consumo nas Sociedades Urbanas e Pós-Industriais Contemporâneas
  • Sociedade de Risco e Cultura do Medo
  • Consumo e Tecnologia
  • Consumo e Felicidade
  • Comportamento do Consumidor
  • Consumo Sustentável e Gastos Responsáveis
  • Etnomarketing