quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Teste em animais. Quem está fora dessa?

Odeio listas. Não tenho nenhuma das cinco peças bááásicas no guarda-roupa de qualquer mulher (ok, lamentável), é bem provável que eu não dê conta de mais da metade dos 100 lugares que eu tenho que conhecer antes de morrer e lembra aquela lista que rolou há um tempo atrás, divulgando as 500 piores senhas? Pois é, algumas das minhas estavam lá. Eu disse algumas. Não à toa, listas, em geral, me trazem certa melancolia. Mas sabe que encontrei uma listinha bem simpática? Nada daquele papo dos clássicos da literatura que você ainda não leu ou das mais belas praias, que claro, vão exigir trilhas acrobáticas. Nada disso. Aqui está uma lista atualizada de empresas nacionais e internacionais que NÃO realizam testes em animais, independente da composição dos produtos. As entidades envolvidas nessa listagem tão necessária? PEA - Projeto Esperança Animal e PETA - People for the Ethical Treatment of Animals.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A mercadoria e seus desencantos

Seja uma TV de plasma, um par de belos sapatos ou mesmo um carro, a euforia com o produto comprado é passageira. Rapidamente, nos habituamos àquele bem e outro desejo é imediatamente instalado, num ciclo infindável de falsas expectativas e frustrações. Por essas e outras, há quem diga, através de argumentos neurológicos e sociais, que a gente deve investir é em experiências e por elas, entende-se viagens, gastronomia, entretenimento etc. Taí, também tenho essa filosofia. Aqui, o link pro texto (em inglês).

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Deficientes viram clientes secretos

Foi lendo o blog Falando de Varejo, do Caio Camargo, que conheci a Shopper Experience. Presidida por Stella Kochen Susskind, a empresa está com um projeto muito bacana: capacitar deficientes para que eles atuem como clientes secretos, testando bens e serviços de variadas marcas. A iniciativa conta com a parceria de Mara Gabrilli, de quem sou muito fã. Publicitária, psicóloga e vereadora de São Paulo, ela é tetraplégica e ficará a cargo do processo de recrutamento e seleção dos profissionais com deficiência.

Um jeito inovador de proporcionar novas oportunidades de trabalho pra essa galera, ao mesmo tempo em que se incrementa o padrão de atendimento ao consumidor. O projeto é louvável e eu fiz questão de divulgá-lo aqui.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

The Future of Shopping

Mais um da série "Como será o amanhã?".

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O brechó esqueceu de se reinventar

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Já faz um tempo que brechó virou moda entre a galera moderninha-descolada, que disfarçada justamente no estilo retrô, exibe seu caráter up to date. E aí reside o grande paradoxo: hoje, quem curte brechó é também quem aprecia toy art, tem tatuagem e seguidores no twitter.
Mas parece que muitas dessas lojas ainda não perceberam isso, não se deram conta desse novo público. E logo num momento tão propício para esse tipo de negócio. Podiam inspirar-se na lógica de sua própria mercadoria, que apesar de datada, continua sendo renovada.
Boa parte dos brechós ainda não investiu em merchandising visual, por exemplo. Em música no interior da loja ou em um cheiro diferente do de naftalina. Já pensou que bacana um brechó com uma vitrine criativa, bem elaborada e que traduzisse o espírito da loja? No interior, som e cheiro adequados a essa atmosfera, nos remetendo a um passado saudoso. As possibilidades são inúmeras e certamente, a experiência de compra seria outra, bem mais agradável e, por incrível que pareça, em sintonia com a tal turma moderninha que não para de inventar moda.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Em SP, entrega de produtos e serviços com hora marcada agora é lei

De acordo com a Lei Estadual n.º 13.734, publicada no último dia 7 de outubro, as empresas situadas no Estado de São Paulo agora devem realizar suas entregas ou prestar serviços em horários previamente combinados com os consumidores.

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terça-feira, 13 de outubro de 2009

10 tendências do consumidor emergente

As classes C, D e E respondem por 85% da população. Para entender este mercado que movimenta mais de R$ 700 bilhões, o Data Popular e o Datafolha identificaram dez tendências de comportamento. São elas:

1 – consumo de inclusão
2 – identidade e autoestima
3 – acesso e qualidade
4 – educação como investimento
5 – juventude e geração C
6 – vaidade e beleza como inclusão
7 – novos papéis, nova família
8 – redes, dicas e boca a boca
9 – capilaridade e segmentação
10 – tecnologia como investimento


Aqui, os detalhes sobre cada um desses pontos que têm orientado o consumidor emergente.

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Eu já dei um toque no pessoal da redação do site NoVarejo. A página que detalha as tendências está com vários erros de regência e concordância, o que causa uma péssima impressão.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Oniomania

Esse é o nome do transtorno de comprar compulsivamente. Detalhe: o distúrbio atinge 3% da população brasileira. O papo é bem sério. Saca só.

Absolut com tachinhas

E que tal essa edição limitada da Absolut, inspirada numa vibe bem rock and roll? As tachinhas, que já eram destaque nas ruas e passarelas, agora também conferem atitude à famosa vodca sueca. Música, moda e design numa mistureba pra lá de estilosa.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Um luxo de caneta


Eu já tinha lido a nota em blogs há um tempo atrás, mas só hoje foi divulgada no site Mundo do Marketing. A novidade é que a famosa caneta esferográfica Bic ganhou três versões: prata, aço inox e um modelo banhado a ouro, inegavelmente cafona.
O site esclarece entretanto, que a "releitura" proposta pela empresa de design athas!.. , não foi autorizada pela Bic.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dizem por aí

“...temos que sair de um modelo centrado em quanto uma marca é capaz de estar presente na mídia e migrar para quanto esta marca é capaz de estar na vida destas pessoas.

Gian Martinez, Gerente de Planejamento da Coca-Cola Brasil, aqui.