quarta-feira, 7 de abril de 2010

Garfo, faca e uma câmera na mão

Hoje vou assim, só pra dar um exemplo brazuca bem conhecido. Com certeza, minha amiga Elis, pesquisadora de moda do bureau de estilo Renata Abranchs, seria capaz de citar uma lista imensa de blogs bem bacanas com essa mesma proposta - registrar as roupas e acessórios que usamos no dia-a-dia. Até aí, ok. O lance é que agora, seguindo essa mesma levada, um montão de gente resolveu fotografar não aquilo que veste, mas o que come.


Flickr


Matéria de ontem do New York Times sinaliza a nova onda, apontando para o aumento de fotografias com a tag "food" no site de compartilhamento de fotos Flickr e também para o fato de que os fabricantes de câmeras estão atentos ao fenômeno, e já lançam equipamentos com configurações específicas para o registro dos alimentos.

::

É bem verdade que as justificativas para fotografar cada refeição variam. De qualquer forma, o movimento esboça uma relação diferenciada com o alimento, que de cara, envolve afeto, documentação e compartilhamento. Os restaurantes que perceberem isso e souberem explorar a tendência de forma criativa largarão na frente.

Um comentário: